Notícia

Lições de Game of Thrones para treinamentos

Febre mundial e querida por todos, a série Game of Thrones segue quebrando recordes e surpreendendo os fãs nesta 6ª temporada.

Muita coisa ainda vai acontecer, muitas reviravoltas nos aguardam e não sabemos como lidar com essas incertezas. Ficamos grudados na telinha, tentando adivinhar e imaginar os próximos passos de cada personagem, quem é fã de GOT sabe que não devemos nunca nos apegar a um personagem.

Não é senhor George R. R. Martin?

Para quem não sabe Martin é o escritor dos livros e tem a “mania” de matar os principais personagens (geralmente os que mais nos apegamos). Tentando ver a série “fora da caixinha” deixo para vocês algumas lições.

Podemos com isso aprender como utilizar essas ideias na construção de nossos treinamentos.

Treinamentos que por sua vez são muito utilizados por grandes gestores e setores empresariais, como o de recursos humanos.

Afinal o que o desenvolvimento de treinamentos e Game of Thrones têm em comum? 

A importância da informação: Enquanto as famílias reais estão brigando pelo Trono de Ferro, nos treinamentos não há brigas, porque o conteúdo é, e sempre será, O Rei. É do conteúdo que será extraído a capacitação do seu colaborador para realizar novas conquistas. 

Ao desenvolver os treinamentos o trabalho tem que ser parecido com o de Varys: precisamos achar as informações corretas e saber como apresentá-las (incluindo a forma que contamos estas para nosso público alvo). Como Varys você mesmo pode colher estas informações ou pagar para que as informações sejam entregues a você.

A importância do entretenimento nos treinamentos: O conteúdo pode ser o rei, mas ele pode ser um rei bem chato e sem carisma – como o Stannis – se não for apresentado de uma forma que seja atrativo e tenha engajamento.

Pergunte a Lord Baelish (Mindinho), ele sabe até onde o entretenimento pode leva-lo a King´s Landing. E mesmo não aprovando seus métodos, acreditamos que temos que colocar uma pitada de entretenimento para tornar o conteúdo mais atraente.

A importância da inteligência nos treinamentos: Durante o processo de desenvolvimento de um treinamento, você pode passar por diversos percalços, porém em geral conseguimos sair deles por meio de algumas sacadas e artimanhas, exatamente como Tyrion faz.

Ele sempre está a alguns passos à frente dos demais, porque sabe das suas deficiências e compensa aprimorando o que tem de melhor: a inteligência. Bom, se um anão consegue sobreviver em um mundo medieval cheio de reis sanguinários, ladrões, piratas, mercenários, dragões e até parentes tentando matá-lo usando apenas sua inteligência, acho que seus treinandos tem total capacidade de superar crises.

Para isso acontecer basta ter as ferramentas e técnicas certas.

A importância de dragõesTer um, dois ou três dragões por perto pode ser bem útil, é só perguntar a Khaleesi.

Trazendo para o mundo corporativo, os “dragões” seriam suas armas mais poderosas e que nenhum de seus concorrentes possui. Olhe o que seus concorrentes estão fazendo e tente se igualar a eles e supere-os em todos os pontos possíveis.

Isso não quer dizer que você terá que oferecer mais que o líder de mercado – que pode ser bem difícil – você precisa ser melhor que seus concorrentes diretos dentro de um nicho específico.

Para isso pense em treinar sua força de vendas com informações adequadas dos benefícios de seus produtos e também com os diferenciais frente a concorrência para aquele segmento específico.

A importância de seus valores: Como Jon Snow diz, manter seus votos é muito importante.

As vezes podemos ser tentados ou corrompidos por alguns selvagens, mas nunca esqueça sua real missão e seus valores. Desenvolver treinamentos de acordo com o requisitado pela área de negócio realmente é muito tentador, pois você entregará o que foi pedido, mas será mesmo que isso está alinhado com a sua missão e valores?

Às vezes podemos sucumbir à tentação de atender rapidamente a área requisitante, mas nem sempre isso é benéfico para sua empresa e para seus colaboradores que serão treinados. Lembre-se de seus votos: realizar um treinamento adequado ao público alvo e que traga um impacto real ao seu negócio.

A importância da fixação: Sabe por que o Jon Snow, mesmo sendo bem jovem, já apresenta características de líder e exímio lutador? Porque ele sabe da importância do que foi aprendido, fazendo com que o conteúdo que lhe foi passado seja bem fixado.

Seu objetivo no treinamento é fazer com que o aprendizado seja realmente absorvido pelos seus colaboradores.

Você sabe que eles passarão horas ou até dias em um treinamento e no dia seguinte esquecerão mais de 60% do que aprenderam! Por isso trabalhe com um treinamento curto e bem direcionado ao seu público alvo e crie uma régua de reforço para que eles recebam as informações de forma gradual e de tempo a eles para praticarem, assim a sedimentação do conhecimento é bem maior. Outra forma de aumentar a absorção é realizar quizzes periódicos para mapear os gaps de aprendizado e fornecer o conteúdo especifico para suprir o gap.

A importância da colaboração: Todos os reinos se odeiam e brigam entre si, mas aos pouco eles estão percebendo que precisam se unir para lutar contra um inimigo em comum: o exército de White Walkers.

Podemos dizer o mesmo de uma empresa, temos muitas rixas entre os departamentos e as vezes uma área sabota a outra, porém a menos que haja colaboração entre todas elas, essa empresa será aniquilada pelo seu inimigo em comum: o concorrente.

Como responsável pela área de treinamento e desenvolvimento, você deve buscar um alinhamento e cooperação entre as áreas para garantir a eficiência de seus treinamentos. Traga a diretoria e os gerentes para dentro do processo de desenvolvimento de seus treinamentos, porque no final do dia eles saberão quais os resultados esperados e quais foram alcançados por seus colaboradores treinados.

 

Fonte: revistamelhor.com.br | 01 de Julho de 2016

Compartilhe esta notícia

  • Nossa Missão

    “Exercer, fundamentada nos princípios e valores éticos, as atividades na área de nossa competência, e prover soluções geradoras de valor que contribuam para o desenvolvimento humano das empresas na sociedade”.

Contato

  • Endereço Av. Sete de Setembro, 4995 - Batel Curitiba l Paraná | 80240-001

  • Telefone 55 41 3072-0017

  • E-mail secretaria@ulrh.com.br

  • Grupo BBM | WhatsApp 41 987477799